A Influência da Psicologia na Nutrição
Já se aperceberam de como a Nutrição e a Psicologia andam cada vez mais de mãos dadas?
Cada vez mais é a emoção a mandar nos nossos “apetites” em vez de ser a fisiologia! Cada vez mais nos apanhamos a “comer as nossas emoções”!
Infelizmente este consumo emocional pode atingir proporções, verdadeiramente preocupantes, quando é usado como forma de fugir à realidade, de não pensar nem sentir nada… basicamente como forma de fuga para não se lidar com os verdadeiros motivos que estão por trás deste comportamento.
É facto que vivemos vidas cada vez mais stressantes, parece que o tempo não chega para nada, parece que estamos sempre em falta, que para chegar a um lado, deixamos cair o outro… andamos todos ansiosos, até as crianças!
VÊ TAMBÉM: A Compulsão Alimentar vs. A Ansiedade
Em resposta a uma situação de stress, é impressionante perceber a quantidade de calorias consumidas em apenas 15 minutos. Esta experiência foi feita num estudo divulgado num documentário há uns meses atrás.
Por muito duro que parece dizê-lo, muitas vezes lidamos com a comida, na procura de conforto, como algumas pessoas fazem com o álcool ou com as drogas. Pode parecer exagerado, mas é verdade! Aliás, levado a extremos, atinge situações dramáticas em que a comida quase parece ter um efeito anestésico.
Psicologia e nutrição: o descontrolo é a receita para um ciclo vicioso e insidioso
O problema é que, se durante o momento em que se está a comer, tudo parece melhor e, inclusivamente, há uma sensação de bem-estar, muito rapidamente isto se inverte e a queda na culpa, remorso e auto flagelação, é a pique… e entra-se num ciclo vicioso em que a manobra utilizada na procura do bem-estar é a mesma que vai provocar a sensação de fracasso e frustração que vem a seguir…
É muito fácil isto tornar-se num comportamento patológico que, facilmente, evolui para um distúrbio alimentar sério, algo que pode pôr em risco a saúde e a vida!
Por tudo isto é fácil perceber o quão importante é a vertente do acompanhamento psicológico, porque seja o que for que induz estes comportamentos, não é com comida que vai ver resolvido.
Aliás, o comportamento compulsivo é uma forma de castigo, é a nossa cabeça a fazer-nos maltratar a nós próprios e isto precisa de ser encarado com seriedade para que o apoio seja o correto e direcionado ao verdadeiro problema.
Hoje em dia o Obesidade mata mais pessoas do que as drogas, a alimentação tem o potencial de se tornar uma arma, se a nossa cabeça assim o decidir!
Por tudo isto a Team Transformerz decidiu incluir uma nova valência no seu serviço, disponibilizando apoio psicológico a quem sentir que dele necessita. Com a comprovada e cada vez mais evidente ligação entre a psicologia e a nutrição, este é um passo responsável e de elevada importância para os nossos clientes. Cada vez mais queremos oferecer uma abordagem que tem em conta a importância da gestão do stress e da ansiedade, algo fundamental para alcançar resultados e mantê-los!